15/03/2021

CDL e Sindilojas entregam reivindicações a Deputado Federal

CDL e Sindilojas entregam reivindicações a Deputado Federal

Deputado Federal, Gilson Marques, esteve em Brusque e participou de uma reunião com os presidentes das entidades

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL), Fabricio Zen, e o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sindilojas), Marcelo Gevaerd, receberam na tarde desta segunda-feira, 15 de março, a visita do Deputado Federal, Gilson Marques. Também participaram da reunião empresários, o gestor executivo da CDL, Claudemir Marcolla, o vice-presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), Ademir José Jorge e o líder do Partido Novo de Brusque, Yordan Gums.

Na ocasião, as entidades entregaram um ofício com reivindicações referentes ao comércio e desenvolvimento local. As demandas estaduais serão encaminhadas ao Deputado Estadual de Santa Catarina Bruno Souza.

Entre as solicitações, as entidades sugerem a criação de alguma linha de crédito estadual específica para o varejo catarinense que tanto sofre com a retração econômica provocada pela pandemia.

“Acreditamos que o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e ou BADESC (Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina) podem de algum modo estimular a economia por intermédio de linhas específicas e que chegue realmente ao pequeno comércio, que é quem mais precisa e não possui acesso”, destaca Zen.

Outro ponto solicitado é sobre verificar possibilidades de parcelamento de dívidas e tributos estaduais e federais no período da pandemia, visto a retração econômica causada pela pandemia em nosso país.

Segurança e Desenvolvimento

Também entrou na pauta a questão da duplicação da rodovia Ivo Silveira. “A rodovia Ivo Silveira SC-108 é responsável por ligar os municípios de Brusque e Gaspar e infelizmente também é responsável por muitos acidentes fatais devido à falta de manutenção, alto fluxo de veículos e sem duplicação da via. Nos parece que houve confirmação do Governador de que o edital de tal obra será lançado ainda em 2021. Por isso, pedimos atenção e apoio em acompanhar o andamento e principalmente a execução dos trâmites burocráticos para que se inicie o quanto antes”, destaca Gevaerd.

Quando o assunto é segurança pública, o presidente da CDL enaltece o trabalho feito pela Polícia Militar, mas clama por maior efetivo regional. “Nossa Polícia Militar é exemplar e extremamente eficiente, porém algo nos preocupa há muito tempo. Enquanto a média estadual é de 1 policial para cada 800 habitantes, a região do nosso batalhão fica em torno de 1 policial para aproximadamente 2 mil habitantes. Solicitamos uma explicação por essa diferença absurda de efetivo, e também o estudo de um projeto de lei que equalize a distribuição de efetivo policial proporcional à população, para que nenhuma região fique desfavorecida pela regionalidade de alguns ou outros agentes políticos”.

O deputado destacou a importância da participação da classe empresarial “Eu acredito que o empresário, o empreendedor é o vetor de crescimento e de melhora do Brasil de modo geral. O político, o Estado, consome riqueza. Cada um real que está lá é um real que não existe no setor produtivo e não se multiplica. Em torno de 70%, 80% do que se arrecada no país são de pequenos empreendedores. Se não tem empresário não tem emprego, e é essa maior preocupação quando se fala em lockdown”, afirma.