Projetos

Concerto de Natal e Noite de São Nicolau

Projeto Social


Concerto de Natal

Em 2009 a CDL Brusque dava início ao tradicional Concerto de Natal que começou na Paróquia São Luiz Gonzaga e atendia a comunidade como um todo. Era apresentado um repertório com canções natalinas.

A partir de 2013 as apresentações passaram a acontecer no Teatro do Centro Empresarial, pois além do concerto, a Noite de São Nicolau passou a fazer parte do calendário de eventos da entidade. Desde então o teatro recebe de braços abertos a comunidade para prestigiar de forma gratuita o concerto da Orquestra de Câmara do CESCB e a Noite de São Nicolau.

É sempre um espetáculo saudoso, e na abertura da apresentação, a Orquestra de Câmara do CESCB apresenta um concerto com canções natalinas e sucessos tocados em concertos de natal. A regência fica a cargo do maestro Sérgio Luiz Westrupp.

Na segunda parte do concerto, a orquestra emociona a plateia com a história de São Nicolau e com canções que evocam o sentido fraterno do Natal. O público pode conferir um repertório com músicas entoadas nos concertos realizados ao longo do ano e canções clássicas do período natalino.



Noite de São Nicolau

Na recepção do evento todas as crianças tem a oportunidade de enfeitar os pratinhos e esconder para receber os doces e guloseimas após a apresentação da orquestra. Durante a apresentação da Orquestra de Câmara do CESCB, as crianças ouvem a história de São Nicolau contada por Emiliano Daniel de Souza que interpreta os personagens e explica a tradição ao público. Após a apresentação as crianças vão à procura de seus pratinhos que já prontos e recheados de doces deixados por São Nicolau.



Conheça a história de São Nicolau

A data é inspirada em um bispo que viveu no século III, na região conhecida hoje como Turquia. Ele ganhou fama por ajudar os pobres e realizar milagres, como a ressurreição de crianças, e acabou sendo santificado pela Igreja Católica. Com o tempo, as histórias de São Nicolau se disseminaram por outros países e ele acabou se tornando o Papai Noel dos alemães.

Na Alemanha a celebração natalina é muito forte também nas semanas que antecedem a noite de Natal. Além dos tradicionais Weihnachtsmärkte, feiras de rua que tomam conta das cidades nessa época, e dos Adventskalender, há outras tradições que diferem do Brasil. Uma delas é o Nikolaustag ou Dia de São Nicolau, comemorado sempre no dia 06 de dezembro.

Segundo a tradição, ele deixa doces e guloseimas nas botas das crianças que se comportaram bem durante o ano. Algumas famílias chegam a contratar “Nikolaus” para este dia, que também é muito festejado nas escolas.