29/08/2017

CDL Brusque participa de encontro sobre demandas do Vale do Itajaí

CDL Brusque participa de encontro sobre demandas do Vale do Itajaí

Reunião organizada pela FCDL reuniu representantes das regiões metropolitanas do Vale e Foz do Rio Itajaí

Com o objetivo de tratar sobre questões de interesse das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Vale do Itajaí, bem como dar continuidade na busca de soluções para problemas enfrentados pelo segmento, a CDL Brusque participou na tarde de terça-feira, 29 de agosto, em Blumenau, de uma reunião organizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL). Este foi o segundo encontro de 2017, que contou com a presença de representantes de cerca de 40 CDL, integrantes dos quatro Distritos que compõem a região metropolitana do Vale do Itajaí e da Foz do Rio Itajaí. Diversas lideranças políticas, como prefeitos, vice-prefeitos, vereadores das cidades da região, além de representantes de órgãos e entidades regionais e estaduais também marcaram presença na oportunidade.

“Queremos chamar a atenção das autoridades sobre questões que assolam os lojistas e o setor produtivo, em busca de soluções para problemas que impedem o desenvolvimento da região, que vão desde as feiras itinerantes até obras de infraestrutura. Queremos nos colocar à disposição e com a força empresarial buscar soluções em conjunto aos órgãos e entidades responsáveis, para sermos atendidos e garantirmos o desenvolvimento”, frisou na oportunidade o presidente da FCDL/SC, Ivan Roberto Tauffer.



Demandas

Na programação do encontro estiveram em pauta temas como a liberação de alvarás por parte do Corpo de Bombeiros; a ligação da BR 101 com as cidades da regional; a duplicação da BR 470; estacionamento verticalizado; e demais necessidade das CDL, como uma campanha da Federação de combate à pirataria, que será desenvolvida no estado.

Outro assunto foi referente às feiras itinerantes, que têm ocorrido com frequência em diversas localidades de Santa Catarina. Na oportunidade o presidente da FCDL falou sobre o projeto de lei nº 210/2015, que aguarda por votação na Assembleia Legislativa do Estado, e que contém sugestões da Federação, para coibir este tipo de comércio desleal.

Representantes de diversos órgãos fiscalizadores, que atuam nas feiras, também marcaram presença na reunião e esclareceram ações que tem sido feitas para a coibição das mesmas.


Falta de Água

O encontro também contou com a participação do engenheiro e diretor de Operação e Meio Ambiente da Casan, Paulo Roberto Meller, que trouxe explicações sobre a falta de água na cidade de Guabiruba. O assunto foi tema durante a última reunião regional da FCDL, realizada em Navegantes, e levantado pela CDL de Guabiruba. No encontro em Blumenau, Meller esclareceu que a Companhia realizou um projeto de engenharia que prevê nova captação de água, nova Estação de Tratamento, novo sistema de filtro, entre outras ações no município guabirubense. Os investimentos são de R$ 1,7 milhão e necessários após fortes chuvas terem afetado o sistema, há alguns meses. “Já fizemos o processo de licitação, temos a empresa vencedora e para a execução do mesmo precisamos ainda da assinatura do ‘Termo de Contrato de Programa’ entre a prefeitura de Guabiruba e a Casan, o que é exigido por lei. Assim que assinarmos essa documentação será dada a ordem de serviço para as obras. Com todos esses investimentos acreditamos que a falta de água no município será suprida”, esclareceu. Segundo o diretor, a previsão é de que nas próximas semanas o contrato legal possa ser assinado para o início das obras.


Continuidade

Para o presidente da CDL Brusque, Michel Belli, o encontro foi muito positivo já que deu continuidade as discussões feitas na primeira reunião do ano com as CDL regionais. “Vimos que essas reuniões surtem efeitos. São assuntos pertinentes e de interesse não apenas para a classe do comércio e dos lojistas, mas também para a sociedade como um todo. Como o projeto de lei sobre as feiras, que está na Alesc, e que também foi enviado ao nosso município. Esperamos que ele seja aprovado em breve, assim como o projeto de lei municipal que regulamenta o comércio dos ambulantes em Brusque”, avaliou Michel.


Saiba mais

A FCDL conta atualmente com 207 CDLs em todo o estado e 37 Distritos e representam aproximadamente 45 mil associados. A região metropolitana do Vale do Itajaí e da Foz do Rio Itajaí é formada por quatro Distritos, que representam cerca de 40 CDL.


Fonte: Assessoria de Imprensa CDL


CDL Brusque participa de encontro sobre demandas do Vale do Itajaí
CDL Brusque participa de encontro sobre demandas do Vale do Itajaí