Vencedores do 1º Concurso de Poesias da CDL Brusque são premiados

Vencedores do 1º Concurso de Poesias da CDL Brusque são premiados

Cerimônia de premiação fez parte a abertura da 4ª Festa Literária de Brusque

Publicado em 08/06/2024 - Atualizado em 08/06/2024

Compartilhar em:

Na última quinta-feira, 6 de junho, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque) apresentou os vencedores do 1º Concurso de Poesias – Brusque 163 anos. Eles foram contemplados, cada um, com uma viagem ao Beto Carrero World. A cerimônia de premiação, realizada na Fundação Cultural de Brusque, integrou a abertura da 4ª Festa Literária de Brusque (FLIB).

Ao todo mais de 500 poesias foram inscritas, de alunos matriculados nas escolas de ensino fundamental de Brusque, tanto particulares como públicas, do 5º ao 9º ano. Após uma análise da Comissão Julgadora, 163 textos foram selecionados para integrar o livro, alusivo aos 163 anos da cidade, celebrados em 2023.

Presente no evento, o ex-presidente da CDL Brusque e idealizador do projeto, Alcir Otto, falou da felicidade de ver a grande aceitação dos estudantes pelo concurso e o prestígio do público na premiação. “É gratificante estar aqui na noite de hoje e ver o público, autoridades e as crianças que escreveram as poesias marcando presença no evento. Nos dá sensação de dever cumprido, pois esse foi um projeto que envolve muito calor humano e amor, porque sempre que falamos em poesia é de um jeito carinhoso. Então, acredito que nosso concurso está cumprindo seu objetivo social, que é fazer com que os estudantes coloquem seus pensamentos no papel e dessa forma eternizá-los”, expressou Otto.

O diretor geral da Fundação Cultural de Brusque, Igor Alves Balbinot, comentou sobre a parceria com a entidade na realização do concurso. “É uma parceria bem bacana, que foi firmada lá no ano passado, foram mais de 500 poesias inscritas que culminaram no livro que estamos lançando e distribuindo hoje, com poesias muito bonitas que demonstram o amor das crianças por Brusque. Ficamos muito felizes quando a CDL Brusque nos procurou para realizarmos o concurso em parceria com a entidade. É muito importante iniciativas como essa que instigam não só a leitura, mas também a produção de conteúdo”, pontuou Balbinot.

Incentivo a literatura

O prefeito de Brusque, André Vechi, elogiou o projeto da CDL Brusque e ressaltou como o concurso incentiva os estudantes a adotarem uma rotina de leitura. “É um projeto muito bacana, mobilizou as crianças para que elas colocassem em prática sua criatividade, pensamentos e ideias. Além disso, é uma iniciativa muito importante que fomenta a leitura entre os jovens. Vivemos em uma era digital e proporcionar a eles uma experiência como essa faz com que eles pensem, leiam, reflitam e utilizem todo esse conhecimento para escrever suas poesias”, afirmou Vechi.

Da mesma forma, a secretária de Educação, Franciele Márcia Mayer, frisou que a poesia é um gênero textual onde o autor consegue transmitir através de palavras os seus sentimentos. Ela destacou que é lindo ver como as crianças escreveram com tanto carinho sobre o município. “A poesia traduz as emoções das crianças e traz grandes reflexões. Uma ação dessa proporção, da sociedade civil organizada juntamente com o poder público, demonstra que trabalhamos em prol do desenvolvimento dos jovens. Tivemos uma grande empolgação dos estudantes, creio que a comissão avaliadora teve um grande trabalho para selecionar os textos, todos transmitiam um enorme carinho dos autores pela nossa cidade”, pontuou a secretária.

Poesia Campeã

Com a poesia “Minha cidade”, a aluna Laura da Costa Lima, do 7º ano, da Escola de Ensino Fundamental Padre Luiz Gonzaga Steiner. “Fiquei muito feliz, não esperava ganhar, foi muito emocionante ouvir meu nome ser anunciado como a vencedora. Minha professora me falava que meu texto tinha potencial de vencer, abracei ela aqui e ela me disse que sempre soube que eu conseguiria. Fico muito alegre em ver que um texto que fiz com tanto carinho agradou a tantas pessoas”, falou Laura.

Ela explicou que assim que o concurso foi anunciado na escola ela se dedicou em buscar referências e inspirações para produzir sua poesia. “Fui olhar várias poesias na internet, vi algumas que gostei muito e me inspirei nelas, depois busquei locais e coisas que eu gosto na cidade e escrevi”, lembrou a vencedora.

Acompanhando a filha na premiação estavam os pais orgulhosos, Bianca Machado Lima e Jonathan da Costa Lima. A mãe de Laura, compartilhou que a filha sempre foi uma aluna muito dedicada e tinha fé que o texto dela seria o campeão. “A Laura sempre gostou de português, ela é uma ótima aluna, inclusive seu sonho é ser professora. Nós sempre fomos grandes incentivadores do estudo, quando ela nos contou que iria participar fizemos questão de apoiar. Teve uma tarde que ela pediu a ajuda do pai para finalizar a poesia e quando terminaram leram para mim e tive a certeza que ela iria ganhar, porque ficou muito linda. Estamos muito orgulhosos e felizes por essa conquista dela”, afirmou a mãe.

Os alunos que ficaram na segunda e terceira colocação foram: Eloá Raiser Reis, aluna do 7º ano, da Escola de Educação Fundamental Professor José Vieira Corte; e João Victor Zem, aluno do 9º ano, da Escola de Educação Fundamental Alberto Pretti. Eles não estiveram presentes no evento, mas os diretores das respectivas unidades de ensino os representaram e farão a entrega dos prêmios.

O 1º Concurso de Poesias – Brusque 163 anos foi uma realização CDL Brusque, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Fundação Cultural de Brusque e UNIFEBE.

Confira os campeões:

1º: Laura da Costa Lima - 7º ano, da escola Padre Luiz Gonzaga Steiner
2º: Eloá Raiser Reis - 7º ano, da escola Professor José Vieira Corte
3º: João Victor Zem - 9º ano, da escola Alberto Pretti