Sábado Fácil reúne diversas famílias na Praça Barão de Schneeburg

Ação realizada pela CDL Brusque contou com atrações culturais, recreativas, de saúde e beleza totalmente gratuitas

Publicado em 13/05/2024 - Atualizado em 13/05/2024

O dia ensolarado levou muitas famílias a aproveitarem as diversas atividades do Sábado Fácil, neste 11 de maio, na Praça Barão de Schneeburg. A ação, realizada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque), contou com atrações culturais, recreativas, de saúde e beleza totalmente gratuitas. E o comércio local funcionou em horário estendido, até as 17 horas.
A população que passou pela praça pode usufruir de diversos serviços como orientações de saúde, consultas de SPC e Serasa, orientações com o Procon e a presença da Polícia Militar com o Proerd. A atração musical foi o Grupo de Canto Alemão e o público pode conferir ainda apresentações de dança do Grupo Aliados da Tradição Brusque. Além disso, a edição também contou com a participação do projeto Amor pela Costura, do laboratório de costura da Uniasselvi, com informações sobre o projeto, e também recebendo currículos de pessoas que desejam entrar no ramo da área têxtil de confecção.
As crianças também se divertiram com a cama elástica, pintura facial, jogos de mesa e brinquedos educativos.
O presidente da CDL Brusque, Valter Kohler destacou a alegria da entidade em ver a população prestigiando a ação. “Para a CDL Brusque é uma honra ver a praça lotada com as pessoas recebendo orientações de saúde, as famílias tendo um momento de lazer. E com horário estendido no comércio esperamos que todos tenham conseguido realizar as compras de presentes para o Dia das Mães”, comentou.

Presença da PM

O Sábado Fácil também contou com a presença da Polícia Militar, que celebra o aniversário de 15 anos do 18º Batalhão de Brusque. Ao longo do dia, a PM esteve na Praça Barão de Schneeburg, com exposição de uma viatura histórica e de uma BMW, orientação dos programas Catarina, Rede de Vizinhos e Proerd, que trouxe junto o mascote, devidamente fantasiado de leão.
“É uma satisfação participar desse evento maravilhoso aqui na praça, em conjunto com outras instituições e promovido pela CDL Brusque. Estamos muito felizes pelo convite e espaço. Hoje estamos presentes mostrando à população alguns programas da PM que são muito importantes como a Rede de Vizinhos, Catarina e o Proerd”, falou o Major Marco Antônio dos Santos Júnior.

Informação e prevenção

Também marcando presença estava o Conselho Tutelar de Brusque, conscientizando a população sobre a campanha Maio Laranja no combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes.
Conforme explicou o Conselheiro Tutelar, Fernando Santana de Castro, o intuito de participar do Sábado Fácil é de se fazer presente na sociedade, conscientizando e informando a população do serviço prestado.
“Estamos fazendo a conscientização do Maio Laranja, no combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes, também orientando sobre o Disque 100, que é o número que qualquer pessoa pode ligar e denunciar situações de violação de direitos da criança e do adolescente. Além disso, falamos sobre outras frentes de trabalho como o combate à evasão escolar, a importância da vacinação e também sobre as leis da Palmada e do Menino Henry Borel”, frisou Castro.
Ele ainda ressalta que o Conselho Tutelar é um órgão que realiza o trabalho de proteção à criança e adolescente. “Existe um mito de que o Conselho Tutelar é o ‘bicho-papão’, muitos pais fazem com que os filhos tenham medo do órgão. Nosso intuito também é desmistificar isso, não estamos aqui para prejudicar ou punir nenhuma criança, pelo contrário cuidamos para que nenhum direito dela seja violado, então é muito importante termos esse contato com a população”, afirmou.

Momento família

Muitas famílias aproveitaram o lindo dia de sol e se divertiram com os brinquedos e atividades infantis. Entre elas estava Daiane Martins Ribeiro, moradora do bairro Ponta Russa, que trouxe o filho Isaac Martins Castelo, de 5 anos, pela primeira vez.
“Vimos o movimento na praça e viemos conhecer. Achei muito legal, tem muitas opções para as crianças, o Isaac gostou bastante, fez pintura facial e se divertiu muito com os brinquedos”, falou.
Assim como ela, Patricia Rosa Garcia também aproveitou os serviços e atrações com o seu filho, Joaquim Garcia. “Ele brincou nos jogos de mesa, mas o que ele mais gosta é a cama elástica. Nossa cidade não tem muitas opções de lazer e o Sábado Fácil proporcionar isso aqui na praça é muito importante. As famílias se encontram, as crianças brincam e ainda tem as lojas abertas, o que é ótimo, dá para aproveitar muito”, finalizou.
O Sábado Fácil é uma realização da CDL Brusque, com apoio do Sesc, Sesi, Senai, Procon, Uniasselvi, Unifebe, Laboratório Verner Willrich, Kohler Joalheria e Ótica e Fundação Cultural de Brusque.