Evento

População prestigia atividades do Sábado Fácil na praça Barão de Schneeburg

Tradicional evento promovido pela CDL Brusque tem como objetivo estimular as compras no comércio local

Publicado em 07/04/2024 - Atualizado em 07/04/2024

Compartilhar em:

No sábado, 6 de abril, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque) movimentou a praça Barão de Schneeburg, no Centro, com mais uma edição do tradicional Sábado Fácil.
O evento, que tem como objetivo movimentar o comércio local, disponibilizou diversas atividades gratuitas para o público, que além de aproveitar o horário estendido das lojas, pode fazer a aferição da pressão arterial, teste de diabetes e de visão, receber orientações do Procon e fazer consultas ao SPC. Já as crianças aproveitaram as diversas brincadeiras como cama elástica, pintura facial e jogos de mesa.
"Para a CDL é uma alegria ver a praça lotada mais uma vez, com as pessoas aproveitando as atividades e serviços oferecidos pelos nossos parceiros. Tivemos mais um evento de sucesso e com os objetivos cumpridos: estimular as compras no comércio local e contribuir com a comunidade", destaca o presidente da CDL Brusque, Valter Kohler.
Moradora de Nova Trento, a costureira Helena Maria Cadilhac, 29 anos, aproveitou a visita à casa dos pais em Brusque, para levar a sobrinha Alexia, de 4 anos, para aproveitar as atividades do Sábado Fácil.
"Aproveitei para vir ao Centro e dar uma olhadinha nas atrações da praça. Achei bem interessante, tem várias atividades variadas, principalmente para as crianças", comentou.
Um grupo de estudantes do terceirão da Escola de Educação Básica Feliciano Pires também aproveitou o movimento gerado pelo Sábado Fácil para finalizar as vendas da rifa de Páscoa da turma. "Estamos juntando dinheiro para a nossa formatura, e este é o segundo Sábado Fácil que aproveitamos para vender a nossa rifa. A praça fica cheia e o pessoal colabora bastante. É uma ótima oportunidade para nós", destaca a estudante Carla Cristina Schmitt.

Robótica na praça
Nesta edição, o Sábado Fácil contou com a participação da Escola Sesi, que levou para a praça Barão de Schneeburg projetos de robótica. "Trouxemos um pouco da nossa metodologia aplicada em sala de aula, com a impressora 3D, o nosso robô mascote Sebit, e o gerador de Van de Graaff, utilizado nas aulas de ciências demonstrando a eletricidade e a estática", explica a supervisora de Educação da Escola Sesi, dos Anos Finais e Ensino Médio, Thaise Valéria de Oliveira dos Santos Souza.
A estrutura montada pela instituição na praça fez sucesso entre adultos e crianças, que curiosos se aproximavam para conferir as demonstrações de robótica.
"A ideia foi trazer um pouco daquilo que fazemos dentro das salas de aula e mostrar para o público aqui na praça, que pode conhecer mais da nossa instituição e o trabalho desenvolvido por toda a equipe".
Quem também participou desta edição do Sábado Fácil foi o curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Brusque (Unifebe). Os alunos da terceira fase da graduação levaram para a praça painéis com estudos de caso de bairros que são considerados referência em urbanização pelo mundo. "Os alunos foram divididos em grupos e cada um estudou um caso, temos exemplos do Egito, Estados Unidos, mas também referências próximas a nós, como o bairro Viva Park, de Porto Belo, e o Pedra Branca, em Palhoça. A ideia é mostrar para a população o que um arquiteto e urbanista faz na cidade e como pode fazer a diferença com espaços urbanos de qualidade", destaca o professor Anderson Buss.

Walking Tour

A edição de abril do Sábado Fácil também teve a primeira edição do Walking Tour Histórico, realizado pela Fundação Cultural de Brusque. Conduzido pelo guia Marcelo Backes Navarro Stotz, o grupo saiu às 9h da praça Barão de Schneeburg, e passou por comércios históricos da cidade, finalizando o tour no Instituto Aldo Krieger (IAK), onde pode desfrutar de uma apresentação exclusiva do Duo Os Bachianos.
Além disso, o Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim, mais conhecido como “Museu Casa de Brusque” também esteve aberto em horário especial, das 9h às 12h e das 13h às 16h para visitação.
O Sábado Fácil é uma realização da CDL Brusque, com apoio do Sesc, Sesi, Senai, Procon, Uniasselvi, Unifebe, Laboratório Verner Willrich, Kohler Joalheria e Ótica e Fundação Cultural de Brusque.


A próxima edição do Sábado Fácil acontece no dia 11 de maio.