Recicla CDL na Escola

Projeto Ambiental

O Recicla CDL na Escola é mais uma ação da FCDL/SC para beneficiar esta geração, as próximas e o meio ambiente. Ciente de que o homem e a natureza precisam viver em harmonia, a Federação sabe que a educação é uma forma de alcançar este objetivo e estimula estudantes e educadores de todo o Estado a refletirem, a partir de um tema previamente estabelecido, sobre o papel dos seres humanos na preservação e conservação ambiental. Isso acontece por meio de um concurso de redação e desenho direcionado a alunos do 1º ao 9º anos do ensino público municipal com duas modalidades: desenho e redação.

O projeto existe desde 2011 e a adesão só tem crescido. Em 2015, o Recicla CDL na Escola ganhou reforço especial dos personagens da Liga Sustentável, uma turminha de super-heróis que protagoniza emocionantes aventuras pela preservação do planeta para que os inscritos no concurso possam, de forma lúdica e criativa, explorar o tema em seus trabalhos. O sucesso da Liga se refletiu no concurso. Em 2016, o Recicla CDL na Escola bateu todos os recordes de adesão desde a sua criação, em 2011. Foram 800 escolas, 138 mil estudantes e 145 CDLs participantes. Neste ano, a participação também superou as expectativas em termos de escolas e estudantes inscritos. A 7ª edição do concurso envolverá 153.767 mil alunos de 861 escolas municipais de 141 cidades catarinenses. Os estudantes farão seus trabalhos em torno do tema “Se você fosse um herói da Liga Sustentável, o que faria para defender o planeta do aquecimento global?”.

A premiação acontece em dois âmbitos:

Na fase municipal são escolhidos por uma comissão julgadora uma redação e um desenho entre todos os trabalhos das escolas municipais aderentes. Os ganhadores são premiados com kit de mochila, material escolar e um tablet e seus respectivos professores orientadores ganham vales-compra no valor de R$ 300,00 pela dedicação e participação. Já a escola ganha um vale-compra no valor de R$ 500,00 em uma livraria.

Além de os vencedores em cada modalidade serem premiados com kit de mochila, material escolar e um tablet, seus respectivos trabalhos entram na disputa estadual do concurso.

Na fase estadual, são escolhidos por uma comissão julgadora as cinco melhores redações e os cinco melhores desenhos entre todos os trabalhos vencedores nos municípios aderentes. Os ganhadores e seus respectivos professores orientadores ganham tablets pela dedicação e participação. Além dos cinco melhores desenhos, a comissão julgadora elege outros sete para, juntos, comporem o calendário de mesa anual da FCDL/SC.

Edição 2017
Para este ano, as novidades ficam por conta de um novo episódio da Liga Sustentável. Mas não é só isso. Uma playlist da Liga foi desenvolvida para disseminar os conceitos de educação ambiental. São cinco músicas compostas e gravadas exclusivamente para o Recicla CDL na Escola. Suas letras divulgam atitudes ligadas à sustentabilidade ao público infantil. A Liga Sustentável também ganhou dois canais próprios, no Facebook e no Youtube, para interagir e ajudar a formar uma geração capaz de promover as mudanças necessárias para redução dos impactos das mudanças climáticas.

Novas cartilhas, impressas e digitais, com conteúdo didático exclusivo, direcionadas para professores do ensino fundamental também já saíram do forno. Os materiais trazem sugestões e dicas de atividades de apoio pedagógico para melhor exploração do tema do concurso.

O site do Recicla CDL na Escola, www.ligasustentavel.com, foi repaginado para ganhar a identidade do tema “Mudanças Climáticas”. Lá estão inseridos materiais para, educadores e alunos, incluindo as novas cartilhas, e os materiais de apoio enviados gratuitamente as escolas aderentes para realização do concurso que, em 2017, conta com apoio do Sicoob e Leo&Leo.